Imprensa

  • Imprensa
  • Imprensa

Release

O Pau Brasil surgiu no cenário paulistano em 1979 e desde a sua formação é referência da música instrumental brasileira por sua qualidade e pioneirismo na absorção e expressão da linguagem musical.

Sua proposta original é a criação de um repertório visceralmente brasileiro, embora provindo de influências as mais diversas, conforme preconizava Oswald de Andrade no seu “Manifesto Pau Brasil”.

É uma música enérgica, cheia de surpresas, de um bom humor contagiante. Sua sonoridade única originou convites para várias turnês pelos Estados Unidos, Japão e Europa, onde participou dos mais prestigiosos festivais de Jazz como os de Paris e Nancy (França), Willisau (Suíça), Freiburg (Alemanha), Sardenha (Itália) e Norwich (Inglaterra), entre muitos outros.

A discografia do grupo conta com 10 CDs, cinco deles lançados internacionalmente. Seu CD Babel de 1995, ganhou o prêmio Sharp na categoria de melhor grupo instrumental e foi indicado ao Grammy norte-americano na categoria Best Jazz Group.

Ao longo de seus 30 anos de trajetória mais de vinte músicos passaram por suas diversas formações, como os saxofonistas Roberto Sion, Hector Costita e Mané Silveira, o acordeonista Toninho Ferragutti, a cantora Marlui Miranda, os tecladistas Lelo Nazario e Cristóvão Bastos e os bateristas Azael Rodrigues, Bob Wyatt, Nenê e Zé Eduardo Nazario.

Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e Ricardo Mosca integram o grupo desde o ano de 2005 e vêm atuando como uma das mais destacadas formações da música instrumental contemporânea do Brasil.

Nos últimos anos, essa formação vêm acumulando trabalhos diversos destacando-se o lançamento do CD Villa-Lobos Superstar dedicado à obra do mais destacado compositor brasileiro e o Concerto Antropofágico, criado pelo grupo para apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Além disso, em 2012 foi lançado o Caixote Pau Brasil, contendo a discografia completa do grupo, o DVD Babel e um livro com a história dos 30 anos do grupo escrita pelo jornalista Carlos Calado.